Pesquisar no site


Contato

Music Fans

E-mail: gunsnroses720@hotmail.com

Punk

Esta seção está vazia.

Estilo Musical

Metal Sinfônico

Integrantes

Tuomas Holopainen - teclados


Erno "Emppu" Vuorinen - guitarra


Jukka Nevalainen - bateria


Marco Hietala - baixo


Anette Olzon -vocal

Ex-Integrantes

Tarja Turunen - Vocal


Sami Vänskä - Baixo

Nightwish

Frases

"Nós somos mestres de nossos próprios desejos, crenças e sonhos. Qualquer coisa que você almejar o bastante, ela pode acontecer. O destino é uma desculpa para aqueles que não têm força para alcançarem seus objetivos. Tudo é possível. Mesmo o impossível."

Tuomas Holopainen

Nightwish

Nightwish é uma banda finlandesa de metal sinfônico fundada em 1996 pelo tecladista e compositor Tuomas Holopainen na cidade de Kitee, na Finlândia, a formação original ainda contava com o guitarrista Emppu Vuorinen e a vocalista Tarja Turunen; a banda possui atualmente cinco integrantes, sendo considerado um dos responsáveis pela popularização do metal sinfônico.

O Nightwish era popular na Finlândia desde o lançamento de seu primeiro álbum, Angels Fall First (1997), e ganhou prestígio na Europa com o álbum Oceanborn (1998), mas foi com os álbuns Wishmaster (2000) e Century Child (2002) que alcançou o sucesso mundial. O álbum seguinte,Once, de 2004, vendeu mais de 1 milhão cópias, permitindo que a banda realizasse diversas turnês promocionais, visitando dezenas de países ao redor do mundo. Em 2004 o single "Nemo" foi um sucesso absoluto e seu vídeo tornou-se parte da programação freqüente da MTV, outro single de sucesso foi "Wish I Had an Angel", o maior sucesso da banda nos Estados Unidos. O ano de 2005 foi o auge da banda, que lançou mais dois singles além de uma nova versão da canção "Sleeping Sun", original de 1999, junto com um novo vídeo, isso para divulgar a coletânea Highest Hopes, que saiu no fim do ano.

Em 21 de outubro de 2005, após o último show da turnê Once Upon a Tour, Tarja Turunen foi oficialmente demitida da banda através de uma carta aberta para a imprensa. Após a demissão, a banda ficou em pausa durante todo o ano de 2006 e anunciou sua nova vocalista em 24 de maio de 2007, a sueca Anette Olzon, ex-vocalista da banda Alyson Avenue. A banda ainda lançou dois singles até lançar o álbum de estréia de Anette, Dark Passion Play, em 26 de setembro. No mesmo mês a banda iniciou uma turnê mundial cujo último show ocorreu em 19 de setembro de 2009; ainda em 2009 o grupo ainda lançou um novo EP/DVD, Made in Hong Kong (And in Various Other Places), gravado ao vivo durante a turnê.

 

Início da carreira

 

 

O Nightwish foi criado em julho de 1996, idealizado e fundado pelo compositor, arranjador, orquestrador, multi-instrumentista e letrista finlandês Tuomas Holopainen.

Na época ele tocava teclado em duas bandas em seu país natal, Nattvindens Gråt e Darkwoods My Betrothed, mas sentia vontade de compor suas próprias músicas, mas, não podendo fazê-lo em nenhum dos dois grupos, decidiu criar seu próprio projeto com a idéia original de produzir músicas de caráter acústico, bandas como Stratovarius, The Gathering e The 3rd and the Mortal foram grandes inspirações na época.

Em outubro daquele ano, Tuomas escreveu três canções, "Nightwish", "The Forever Moments" e "Etiäinen". Em dezembro ele convidou para a banda dois amigos de escola, o guitarrista Erno Vuorinen e a cantora lírica Tarja Turunen, respectivamente para os cargos de guitarrista e de vocalista feminina. Nesse mesmo mês a banda fez seu primeiro trabalho, uma fita demo chamada Nightwish, de onde foi retirado o nome do grupo.

No início, nenhum deles planejava nada sério, como shows ou álbuns, mas em maio de 1997 assinaram um contrato com a gravadora Spinefarm Records e decidiram lançar uma segunda demo, Angels Fall First, dessa vez com um baterista, para isso contrataram Jukka Nevalainen, um velho amigo de Erno. A demo acabou não lançada oficialmente, disponibilizada apenas na internet. Entretanto, as três canções da demo ("The Carpenter", "Angels Fall First" e "Astral Romance"), somadas a outras quatro composições transformaram-se no primeiro álbum de estúdio, Angels Fall First, lançado originalmente em edição limitada de 500 cópias, uma vez que a edição padrão, ao todo com nove canções, saiu em 1 de novembro de 1997.

O álbum não foi recebido muito bem pela crítica especializada, pois avaliadores como o "Allmusic" deram nota 2 de 5 e disseram que o álbum foi (...)meloso demais(...), bem como o "The Metal Observer" disse que o lançamento foi drástico em comparação com o último. Mesmo assim, o álbum obteve um bom desempenho quanto às vendas, acabando em 31º na lista dos melhores álbuns de 1997, já o primeiro e único single relativo, "The Carpenter", ficou em 8º nas paradas finlandesas.

A fim de promover o álbum, a banda realizou uma pequena turnê pela Finlândia, Angels Fall First tour, em 1997 e 1998. Durante a turnê, dois musicistas finlandeses foram contratados como participações especiais, Samppa Hirvonen, que esteve como membro ocasional tocando contrabaixo, e Marjaana Pellinen, que esteve como suporte no teclado e como backing vocal. No verão de 1998, o baixista finlandês Sami Vänskä, que havia trabalhado com Tuomas no Nattvindens Gråt, juntou-se à banda.

Em agosto, o Nightwish retornou aos estúdios da Spinefarm Records para a gravação de seu segundo álbum, e em 7 de dezembro de 1998, Oceanborn é lançado apenas na Finlândia. O álbum foi bem mais progressivo e técnico do que Angels Fall First, e foi o responsável tanto pela mudança de estilo da banda quanto por seu crescimento musical. O álbum teve a participação especial, em duas músicas, de Tapio Wilska (também do "Nattvindens Gråt" e que, atualmente, é o líder da banda de heavy metal Sethian).

O álbum, dessa vez, foi muito bem aceito, pois o allmusic o descreveu como "(…) uma de suas grandes obras (…)" e descreveu as faixas como "muito fortes". O álbum fez um estrondoso sucesso na Finlândia, sendo listado em quinto lugar nas listas de melhores álbuns de 1998, e o primeiro single, "Sacrament of Wilderness", liderou as paradas finlandesas durante semanas. Oceanborn foi inicialmente limitado à Finlândia, mas, considerando o sucesso de "Sacraments of Wilderness", a Spinefarm o lançou mundialmente em 1999, com edição especial no Japão.

Em agosto de 1999, a banda lança um single independente, "Sleeping Sun (Four Ballads of Eclipse)", escrito em homenagem a um eclipse ocorrido na Alemanha naquele ano. Em um mês, o single vendeu 15 mil cópias na Alemanha, ganhando Disco de ouro. Tanto Oceanborn quanto os singles "Sacrament of Wilderness" e "Walking in the Air" também ganharam Disco de Ouro na Finlândia.

Para promover o novo disco, a banda realizou uma nova turnê pela Finlândia, que durou cerca de dois meses e meio, a Summer of Wilderness. Mais tarde, realizaram uma turnê pela Europa, Oceanborn Europe Tour, na qual tocaram ao lado de grandes bandas, como Rage, Sinergy e Eternal Tears of Sorrow. A turnê passou pela Alemanha, Polônia, Holanda, Bélgica, Espanha, Suíça, Itália e Áustria, contando, a turnê européia, ao todo com 26 shows.

Enquanto Tuomas trabalhava na produção do terceiro álbum do conjunto, o Nightwish foi aceito no Festival Eurovisão da Canção 2000, um duelo anual de bandas. Apresentando a canção "Sleepwalker", o grupo ficou em segundo lugar no júri, mas, em primeiro entre o público, a representante vencedora da Finlândia foi Nina Åström.

Em 18 de julho de 2000 é oficialmente lançado o terceiro álbum, Wishmaster, que foi direto para o primeiro lugar nas paradas de sucessos na Finlândia, recebendo disco de ouro naquele país após três semanas de liderança, e mais tarde Disco de Platina com mais de 40 mil cópias vendidas, ao todo, Wishmaster vendeu cerca de 150 mil cópias ao redor do mundo. Apesar de grandes e premiados lançamentos do Iron Maiden e Bon Jovi, que ocorreram simultaneamente, Wishmaster foi declarado o álbum do mês na revista alemã Rock Hard. O álbum também entrou nas paradas de outros países, ficou em #21 na Alemanha e em #66 na França.

Tanto sucesso permitiu que a banda realizasse sua primeira turnê mundial, Wishmaster World Tour, que marcou a primeira vez da banda em diversos países, como a Hungria, a banda também visitou a América, tocando no Brasil (primeiro show brasileiro a 14 de julho de 2000 no Studio 1250 em Curitiba), Argentina, Chile, Panamá e México. Mais tarde, a banda voltou à Europa aparecendo em festivais como o Wacken Open Air e o Biebop Metal Fest.

Após o lançamento, Tuomas decidiu acabar com a banda, chegando a ligar para as duas gravadoras do grupo, Spinefarm e Drakkar, dizendo que a banda havia chegado ao fim. No entanto, após um conversa com Tony Kakko, decidiu reconsiderar, mas precisou fazer várias mudanças, fazendo com que o até então baixista, Sami Vänskä, deixasse o grupo. Tuomas sabia que o próximo álbum teria muitos vocais masculinos, e decidiu procurar um baixista que também cantasse, o escolhido foi Marco Hietala, vocalista do Tarot. Ao entrar para o Nightwish, teve de se retirar de outra banda, o Sinergy. Mais tarde, Tuomas e Sami esclareceram que continuavam amigos, ao contrário do que os rumores diziam, mas também explicaram que não se interessavam mais em trabalhar juntos, Sami explicou sua saída dizendo que ele e Tuomas tinham gostos musicais diferentes e preferiram seguir seus próprios caminhos.

 

 

 

 

Discografia

Dark Passion Play


Once


Century Child


Wishmaster


Oceanborn


Angels Fall First

Demissão de Tarja Turunen

No último show da Once Upon a Tour ocorreu em Helsinque, na Finlândia, em 21 de outubro de 2005, Hartwall Areena, para 11.500 pessoas. Foi o maior show da banda até hoje, com 18 canções, com abertura e um encerramento instrumentais, e participação do norte-americano John Two-Hawks nos vocais e na flauta nas canções "Stone People", composta por ele, e "Creek Mary's Blood".

No dia seguinte, Tarja foi oficialmente demitida através de uma carta aberta para imprensa. Na carta, escrita por Tuomas, ele criticava algumas atitudes da cantora, como cancelar um show em Oslo, na Noruega, para ir ao cinema, ele também dizia que não concordava com o fato dela e de seu marido e empresário, Marcelo Cabuli, quererem mudar a filosofia da banda para algo comercial. Tuomas dizia que para ele a gota d'água foi quando em um vôo para Toronto, no Canadá, Tarja lhe disse que não precisava mais do Nightwish e que podia sair da banda a qualquer momento, dando apenas um dia de aviso prévio. Já segundo o livro da biografia da banda, escrito por Marko Ollila, o principal motivo da saída da Tarja foi porque seu marido queria que ela seguisse carreira solo.

Após o show, os quatro membros masculinos foram para Kitee, enquanto Tarja e Marcelo foram para Buenos Aires, na Argentina. Tarja disse em seu Website que o ocorrido foi um choque, e que sentiu que os ataques pessoais a ela e seu marido estavam (...)fora dos limites(...). Mais tarde, a carta foi publicada no Website da banda para que todos pudessem ver, Tarja disse que não foi consultada sobre a publicação da carta, e que fazer isso foi (...)triste e cruel(...).

O último show com Tarja acabou sendo lançado como o terceiro DVD da banda, nomeado End of an Era.

Nova vocalista

Para encontrar uma nova vocalista, o grupo anunciou em seu Website oficial que as interessadas deviam mandar uma fita ou CD demonstrando suas vozes, e dentre elas seria escolhida a nova vocalista. Durante esse período houve muita especulação sobre a escolhida: houve rumores de que Sarah Brightman era a principal opção, e esse rumor foi popularizado pela revista Terrorizer. Também circulou o boato de que a escolhida seria Vibeke Stene, ex-vocalista da banda Tristania. Em resposta, o grupo pediu aos fãs que não acreditassem em informações não divulgadas pela própria banda.

As audições terminaram em janeiro de 2007, e nessa época, os primeiros shows começaram a ser agendados, nos Estados Unidos e no Canadá. Em 24 de maio daquele ano foi finalmente anunciada a identidade da sucessora de Tarja, a sueca Anette Olzon, ex-vocalista da banda Alyson Avenue. Devido à grande diferença vocal entre Tarja e Anette, os fãs passaram a chamar a banda de "O novo Nightwish". Tuomas mencionou em algumas entrevistas que se preocupou com o sigilo pois não queria que os fãs julgassem Anette por seus trabalhos passados.